sexta-feira, 19 de julho de 2013

O mito da superioridade da amizade masculina

Uma das vantagens deste blog é que ele não é corporativista. Ou seja, tenho liberdade para criticar tanto os homens quanto as mulheres. Existe uma tendência masculinista que é a aprovação geral e imediata de tudo o que se é masculino. O homem tem que defender o homem a qualquer custo, e se não fizer ele é feminista. Isso é um grande equívoco. Há muitas coisas nos comportamentos dos homens que são estúpidas, ridículas e desnecessárias, jamais omitirei esta culpa. Entretanto, prefiro focar minhas reflexões em outras áreas, a demonização do homem já está presente em todos os cantos da mídia, novelas, filmes, seriados, livros e internet.

Sobre a amizade masculina, dificilmente mudarei minha opinião. Os homens são menos amigos do que as mulheres. Minha vontade, de verdade, era escrever que os homens são mais amigos que as mulheres. Só que isso atualmente, é uma mentira. O momento em que estamos vivendo favorece este tipo de crítica, ou seja, não vou dizer que os homens nunca foram mais amigos do que as mulheres, mas atualmente, eles estão cada vez menos amigos.

A superioridade da amizade masculina atualmente é um clichê feminino. A maioria das mulheres que possuem muitos amigos são bonitas ou gostosas. Podem reparar nisso. Essas mulheres criam um harém de homens apaixonados platonicamente por elas, que as desejam sexualmente e isso matém a amizade e os interesses dos amigos por ela vivos. Os amigos em geral querem transar com as amigas, mas reprimem esse sentimento, na espera platônica da revelação de um interesse da mulher.

Os homens só são amigos de verdade de mulheres que eles não sentem atração sexual, ou não pretendem qualquer tipo de relacionamento. As mulheres não são iludidas. Elas sabem muito bem que a maioria dos amigos a amam ou possuem um desejo sexual por elas. O que elas fazem? Negam totalmente o desejo sexual dos amigos e os tratam como se fossem inofensivos. É a velha história, o namorado de uma mulher sabe mais do que ela quando algum homem está tentando assediá-la. Ou seja, a mulher age como se fosse desentendida o tempo inteiro para manter o harém de homens apaixonados por ela.

As mulheres exaltam hipocritamente a superioridade da amizade masculina, pois isso é cômodo para elas. A amizade masculina não é superior para as mulheres. A mulher exalta a amizade masculina porque essa amizade é vantajosa para o narcisismo dela, faz muito mais bem ao ego dela do que a amizade feminina. Elas são amadas e sabem disso, e usam esta amizade como desculpa para nunca retribuir o amor dos amigos que as amam secretamente. A mulher mantém um titular, que é o namorado ou marido, e mantém uma horda de reservas, que são todos os amigos dela.

Mas se as mulheres são tão competitivas, como elas poderiam ser mais amigas? Pelo fato de que elas competem por coisas simbólicas. As mulheres competem por status, que é uma virtualidade. Alguns vão dizer, não, você está errado, elas competem pelos homens destacados. Mas isso também é uma ilusão. As mulheres competem pelo status de mulher mais desejada pelo homem destacado, e não pelo homem em si.

As amizades femininas são mais fáceis do que as masculinas porque as mulheres valorizam pouquíssimo os homens. Se elas supervalorizassem o corpo dos homens, assim como os homens supervalorizam o corpo delas, e os amassem realmente pelo que eles são, veríamos disputas agressivas e assédio moral sendo praticados frequentemente pelas mulheres. Mas é extremamente raro uma mulher brigar por homem, eu nunca presenciei na minha vida uma briga de mulher por causa de um homem. Cansei de ver homens brigando por causa de mulheres.

Uma coisa que admiro nas mulheres é que elas competem sem o uso da violência física, ou da agressão moral. Já tais situações são extremamente comuns no meio masculino. Porque os homens seriam mais amigos? Apenas porque fazem mais atividades juntos, como sair, beber, praticar esportes? A linha entre o respeito e agressão na amizade masculina é extremamente frágil, e isso prova que a amizade masculina é um efeito da identificação de grupo.

Sim, os homens são muito unidos enquanto valorizam as mesmas coisas. Mas a minha tese é que os homens são menos amigos quando lutam por objetos reais, como dinheiro, posses e mulher. A competição masculina é violenta. Não vou dizer que os homens nunca foram melhores amigos, mas a medida em que as mulheres ganharam poder e os homens perderam poder, a amizade masculina tornou-se cada vez mais difícil. O homem sem poder, torna-se inseguro, estressado, angustiado, desconta a tensão dele na sociedade e vê os outros homens como potenciais inimigos.

Ou seja, antigamente os homens eram mais amigos porque eles não competiam tanto pelas mulheres, uma vez que tinham mais poder e eram mais valorizados. Mas a medida que a mulher se tornou independente, e toda essa liberdade sexual escancarou o elitismo social no âmbito da sexualidade, aumentou absurdamente a rivalidade masculina. Os homens vivem em uma tensão contínua, pois todos os outros homens são potenciais rivais numa sociedade aonde poucos possuem valor e a maioria dos homens são desvalorizados. Uma hora o contraste de poder entre os homens será tão intenso, que criará uma rivalidade arruinadora de todas as amizades.

Os homens atualmente estão paranóicos nos relacionamentos, pois supervalorizam a mulher e sabem que possuem pouquíssimo valor. Não é surpreendente que estes homens utilizem cada vez mais a agressividade como meio desastroso de auto-afirmação. Eles se tornam nervosos, estressados e ficam longe das amizades, criam uma redoma de proteção para a mulher supervalorizada deles. O nível de tensão absurdamente alto fará com que cada vez mais a amizade masculina seja rara, os homens estarão tão obcecados pelo poder e tão angustiados com a instabilidade deles nos relacionamentos, que dificilmente conseguirão encarar outros homens e até mesmo amigos como pessoas que não representem qualquer ameaça.

As mulheres serão cada vez mais amigas, pois possuem tanto poder e os homens são tão inseguros, que elas não brigarão entre elas por causa deste homem. A amizade feminina atualmente está se tornando mais sólida do que a amizade masculina, simplesmente porque o elemento tensional não existe no meio feminino ou este elemento é algo abstrato, como o status. As mulheres adoram competição, pois sabem que a competição feminina produz emoções e poucos riscos. Os homens são o contrário. Eles gostam de paz e fogem da competição, pois eles sabem que a competição masculina é muito agressiva.

Não vemos em lugar algum, mulheres reclamando das outras, porque a baranga, promíscua, a interesseira conseguiu um cara legal. São os homens que discutem exaustivamente o porquê delas valorizarem os cafajestes. As mulheres não odeiam as outras como as pessoas geralmente pensam, simplesmente porque elas possuem fartura de homens disponíveis quando são novas. Quando envelhecem que elas ficam mais ressentidas, mas isso é porque elas contabilizam os efeitos colaterais das escolhas erradas que fizeram.

A situação do homem está muito complicada hoje em dia. E a maioria dos homens não possuem consciência plena disso, pois estão alienados num falso mito de solidariedade masculina. Agora eu quero saber em que sentido os homens estariam mais amigos, sendo que eles competem de maneira tão violenta e paranóica atualmente? Os homens estão cada vez mais amigos das mulheres, pois elas são os seres que eles valorizam cada vez mais. Mas estão cada vez mais inimigos entre si.


Nenhum comentário:

Postar um comentário